Para dar credibilidade a uma certificação podemos seguir qualquer norma? Que tipo de norma o Brasil deve seguir? Essas são perguntas que as vezes nos fazemos quando vamos comprar um produto, ou contratar um serviço.
Como vimos no post anterior "A Credibilidade na Avaliação da Conformidade", um dos 3 pilares da certificação e a escolha da base normativa, ou seja, selecionar a(s) norma(s) técnica(s) que o produto, ou serviço deve(m) atender é muito importante e deve atender aos objetivos da Regra de Certificação. Há normas que versam sobre segurança, algumas sobre desempenho, outras no modelo do sistema de gestão, métodos de ensaio, terminologia, e outros objetivos. Normas certificáveis são aquelas que definem REQUISITOS e critérios que os produtos/serviços devem estar em conformidade. Uma norma que define um método de ensaio não é certificável, pois não traz requisitos e sim indica "como fazer" um específico ensaio e servirá como referência para acreditação de laboratórios, por exemplo.
Dentro do SBAC- Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade está definida uma prioridade para a utilização de normas:
Prioridade 1- norma brasileira (NBR) , Normas Regulamentadoras, IN - instruções normativas, e/ou decretos, leis,
Prioridade 2 - quando não houver uma norma brasileira a prioridade é para normas Internacionais das quais o Brasil tem acordo multilateral, a saber: ISO, IEC
Prioridade 3 - quando não houver nenhuma das 2 primeiras então, pode-se utilizar uma norma regional (CE, Mercosul, EN, ...)
Prioridade 4 - norma nacional, mesmo que de origem estrangeira (por exemplo ANSI, DIN, VDE, )
Prioridade 5 - normas de associações (indústrias, CBs, ...)
Comparando as normas atualmente existentes (2024), não há uma norma NBR especifica para infraestrutura de Data Centers, então a prioridade seria uma norma internacional- a série ISO/IEC 22237-X. No Brasil essa série ainda não é conhecida pelo mercado de Data Centers que vem optando pela ANSI-TIA-942B que é uma norma "nacional" criada por uma associação de indústrias, porém publicada por um órgão normalizador (ANSI).
Qual a diferença de uma norma ANSI, ou NBR para uma norma de uma associação, ou de uma empresa, por exemplo? As normas publicadas por um órgão normalizador seguem um rito internacionalmente aceito e tem legitimidade, pois o projeto de norma passa por um processo de análise de um grupo equilibrado de especialistas representantes da sociedade e do governo e depois, por uma consulta pública, onde qualquer cidadão pode dar suas sugestões, aprovar ou reprovar o projeto da norma.
Uma certificação tem mais credibilidade, por exemplo, em uma disputa seja ela judicial, relativa a seguros, ou até em uma licitação, se a base da certificação é uma norma reconhecida.
Comments